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Benefícios da atividade física para o mental

 
Estamos entrando na semana da conciliação da saúde física e mental, portanto é importante ressaltar que para se ter bons resultados é necessário você obter equilíbrio de ambos.
Caso você tem olhado apenas para seu equilíbrio mental, saiba que praticando uma atividade física seus resultados tende a ser mais acelerados, pois a atividade física não estimula apenas nosso lado aeróbio e tamanho de musculatura, ele atua nos hormônios fazendo com que seu “musculo”(cérebro) também se beneficie dessa prática. E quais são esses hormônios?

A pratica de atividade física estimula os hormônios como serotonina, endorfina e dopamina que são ligadas diretamente a nossa sensação de tranquilidade e bem-estar, isso impacta diretamente na ausência ou diminuição de sintomas depressivos (leve e moderada), ansiedade e TDAH, sem falar na melhora do stress e memória. A pratica também tem ligação direta para uma regulação de sono, onde já foi constatada por diversos estudos. As pesquisas concluem que o aumento da temperatura corporal durante a atividade física, torna os mecanismos de dissipação do calor e indução do sono mais ativos no nosso corpo. Outro fato está relacionado ao aumento do gasto energético durante o exercício, que induziria uma reposição energética durante o sono, que por sua vez minimiza o estado de catabolismo (perda de energia) proporcionado pela atividade física.

Indivíduos experientes na pratica de treinamento físico obtêm um sono mais profundo, restaurador e duradouro, se comparado com indivíduos sedentários. Veja bem, o que estou mencionando aqui não é para se ter confirmações por quem pratica atividade física, mas é para você que ainda não colocou em prioridade sua qualidade de vida. A famosa frase de: não tenho tempo, minha vida é uma loucura, trabalho, estudo, tenho filhos, cuido da casa, sou empresário, tenho dois trabalhos...esse é texto é para ti. A minha intenção não é dificultar ainda mais sua vida, mas proporcionar informações para que entenda que tem como obter qualidade de vida mesmo com pouco tempo.
Os resultados dessa pratica não são destacados apenas por pessoas fitness que ficam horas na academia ou que competem, os resultados são vistos por pessoas que praticam com regularidade e ressalto que regularidade não significa intensidade.

Então te convido a essa semana você a repensar como está tentando cuidar e priorizar sua saúde mental e física, te convido a tentar eliminar ou diminuir alguns medicamentos para ansiedade e trocá-los por algumas opções mais saudáveis (lógico sempre com autorização e acompanhamento do seu médico, caso já esteja utilizando esses recursos).
Para se obter os benefícios da saúde física serão necessários apenas 30 minutos de atividades regulares 5 vezes por semana, podendo ser dividindo ainda em 2 sessões de 15 ou até mesmo 3 sessões de 10 minutos, lembrando que é necessário respeitar suas limitações físicas, caso você não consiga fazer por 10 minutos seguidos, faça 5 min, importante é iniciar qualquer atividade. Assim você vai aumentando/ajustando o tempo com o passar do período, respeitando seus limites, mas encarando o desafio.

Para que a pratica seja contínua e sem esforço mental (aquela sensação de fazer por obrigação) minha sugestão é que encontre a pratica que mais lhe dá prazer. Veja o que mais você gosta de fazer: caminhar, correr, jogar vôlei na praia, futebol, nadar, pedalar, pular corda, fazer yoga, alongar, andar de patins, frescobol...tem tantas possibilidades, escolha uma que você mais se identifica, para ainda sua atividade ser algo que lhe motiva, alegra, lhe dá prazer. Lembrando que é importante você fazer alongamentos antes e depois de qualquer pratica, já que estamos falando em qualidade de vida não adianta cuidar de um lado e se descuidar do outro, cuide bem de suas articulações e limites de seu corpo.

E então “bora” começar?
 

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