PORQUE MINHA EMPRESA ESTAGNOU
13 de agosto de 2018

5 DICAS PARA SUA EMPRESA SAIR DO BURACO

 
Quando estamos com dificuldades nas empresas temos a enorme tendência de focar no problema e não na solução, até porque estamos no meio do furacão e nossa visão fica escassa. Para minimizarmos essa situação segue algumas dicas para que você saia rapidamente de uma situação crítica, mas lembre-se prevenção sempre terá mais resultados que quando aplicados no momento crítico.

1 – Entenda sua situação atual.
É muito comum no momento do desespero o empreendedor não ter clareza onde exatamente estão os principais gargalos a serem trabalhados. Tendo em vista que precisa tudo ser mudado, não alimentando quais são as prioridades e dando o tiro certeiro no que realmente importa, e nesse caso quando não se tem claro acaba se acumulando diversos assuntos trazendo ainda mais procrastinação ao invés de organização.

2- Faça uma análise do que pode ser otimizado
No momento de crise também vimos como um comportamento tradicional a palavra cortes na empresa e investimentos em outros setores para equilibrar a situação. Mas é importante obter uma análise crítica do que realmente pode ser otimizado pois as vezes se corta itens que não tem muita representatividade no momento e pode ocasionar ainda mais descontentamento e preocupação na equipe, gerando ainda mais complicações nos resultados.

3 – Separe o pessoal do profissional
Quando as contas pessoais apertam é comum retirar da reserva da empresa, isso quando se tem a preocupação de gerar reservas, porem ao realizar esse comportamento você estará retirando um excelente recurso para sair do vermelho. Se tiver passando por esse processo ALERTA, você deverá cortar seus custos pessoais, é muito mais fácil diminuir dentro de casa do que retirar da fonte que faz as retiradas.

4- Organize as contas
Focar em seu fluxo de caixa diariamente é fundamental, saber o quanto está entrando e o quanto está saindo é uma forma de você começar a entender onde poderá ajustar alguns pontos. Sua visibilidade não pode ser restrita apenas a diário e sim de longo prazo também. Caso esteja em dívidas com fornecedores entendendo seu fluxo você conseguirá fazer acordos. Afinal ter respeito por seus fornecedores e pagá-los é primordial para manter sua credibilidade no mercado e fica saudável sua sinceridade com os mesmos.

5 – Conte com apoiadores.
As dicas acima para alguns pode parecer óbvias, mas nem sempre são praticadas, para outros parece um bicho de 7 cabeças, por isso é essencial você contar com apoiadores como profissionais que estão acostumados a lidar com essa situação. Um profissional que faz mentoria empresarial é uma grande oportunidade e uma excelente sacada para que consiga organizar as ideias, alinhar prioridades e montar ações especificas para que se tenha ótimos resultados.

Conheça o projeto DEP e impulsione sua empresa.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *